Pular para o conteúdo principal

Umami, é disso que precisamos



   O corpo humano é a maior perfeição da natureza, possuindo vários mecanismos e funções que podem aparecer inacreditáveis. Uma dessas funções vitais e básicas – que serve desde quando bebês, para descobrirmos o mundo, até a fase adulta, para sentirmos os prazeres que ele nos oferece − são os cinco sentidos.
  O tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. São eles os responsáveis por quase tudo em nossas vidas. Com essa convicção instalada em mim, esses dias me veio um pensamento: com toda a exatidão dos sentidos no campo biológico, por que não aplicar nossos conhecimentos sobre eles à nossa vida e extrair disso algum aprendizado? Isso serviria para trazer novas experiências e reflexões a nossas mentes.
  Com essa pergunta comecei a analisar um por um, sentido por sentido e percebi que o  que mais se encaixaria na parte racional era o paladar e ele foi escolhido por uma pequena particularidade que poucos conhecem.
  O paladar é composto por cinco sabores básicos: amargo, ácido, salgado, doce e o umami − sim, isso mesmo − umami. O umami, por si só, não é de grande valia, mas a sua principal característica é realçar o gosto dos outros sabores, assim fazendo um gosto já conhecido por nossas papilas gustativas tornar-se mais marcante e com traços diferentes.
  Sendo assim, cheguei à conclusão de que é disso que precisamos: mais umami em nossas vidas, realçar os momentos, não fazer as coisas simplesmente por fazer. Ir atrás daquele abraço que tanto nos faz bem e manter-se abraçado por alguns segundos a mais do que o normal; parar com a correria do dia para ter um encontro agradável, sem muitos planos, com algum grande amigo verdadeiro e confidente. Deixar o ócio corriqueiro de lado e analisar o que caiu na rotina, perceber as modificações que devem acontecer e dar a devida atenção às coisas que são extremamente boas e importantes para nós, mas que, com a repetição diária, acabamos deixando, sem querer, entrar no campo das coisas comuns. Tornar melhores aqueles domingos sem graça com os familiares de casa e, ao invés de aturar sua presença, fazer-se presente a eles e criar novas maneiras de interação.
  Umami é transformar os detalhes sem graça em conteúdos incríveis, é fazer uma leitura dos momentos e perceber como são importantes mesmo que já conhecidos e frequentes, dando a eles novos ares. É perceber que a vida é passageira e que somos muito grandes de conteúdo e vontade para ficar sempre com a mesma percepção sem graça dos fatos.

  Como acredito que é sempre bom reavaliar as coisas e dar a devida importância aos momentos e acontecimentos, nada melhor que o umami para nos ajudar. É isso que eu quero para mim e desejo a vocês: umami.

Imagem por Pixabay

Comentários

  1. Adorei o seu texto, Raphael! Não sabia muito sobre o umami e confesso que não tinha os relacionado inicialmente. Foi ótima a abordagem que você fez entre ambos. Parabéns! E, muito obrigada pela indicação. Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maré de segunda-feira

Segunda-feira Então ao final de domingo vemos o sol se por e voltamos a lembrar de nossos afazeres, acordar, trabalhar, estudar e assim neste ciclo infinito vivemos, pois sem isso não tem como "Seguir a Vida". Oque realmente buscamos ? Pessoalmente, eu busco a felicidade.Nossa rotina constante já é estressante o bastante para estarmos infelizes o tempo todo.Sorria, olhe para frente, pare de olhar para trás e lembre-se não empurre tudo com a barriga, problemas todos nós temos e eles não podem ser simplesmente ignorados, encare seus problemas de frente, não fuja.Pois se você não conseguir resolver, ninguém ira. Segunda-feira, um novo começo de semana, vamos começar a escrever mais um novo capitulo de nossa rotina, mas lembre-se de escrever algo que não se arrependa no futuro, oque vai estar escrito, ninguém vai poder apagar, pois nunca nos arrependeremos de boas atitudes. "Não acredite que possa evoluir sem problemas ou que consiga aperfeiçoar-se sem sacrif

Sua crença é valiosa.

Sua crença é valiosa, então deve ter cuidado no que e em quem você acredita.   A um piscar dos olhos nos enxergamos próximo a morte e vemos a insignificância das nossas vidas;é como o simples fato de respirar e não notamos que  estamos respirando;é de ter a capacidade de enxergar as cores perfeitamente mas ainda reclamar de como o dia foi cinza;falamos que as pessoas tem que melhorar, mas nem sequer olhamos a si próprio, sendo envenenados pelos nosso orgulho.  A busca de um amanha ideal é uma busca sem finais, somente com vários inícios; Quando eramos crianças aprendemos a andar, mas isso não aconteceu de uma hora para outra, após varias quedas temos que nos levantar para aprendermos a caminhar com as próprias pernas.  Você não escreve sua vida com palavras..Você escreve com ações.Oque você pensa é importante, porém o mais importante é oque você faz.  Então me diga, a onde você deposita sua crença? Imagem por  A Monster Calls

Como anda seu individualismo?

       Era um dia como outro qualquer, eu estava no ponto de ônibus, sozinho, sabia que era questão de minutos para que começasse a encher o local. Pouco tempo depois que cheguei, uma moça muito simpática e sorridente olhou para mim e me desejou um bom dia. Fiquei intrigado com a cena, mas rapidamente desejei a ela o mesmo.    Depois daquilo, fiquei pensando comigo quanto tempo fazia que eu não escutava um bom dia de uma pessoa totalmente estranha na rua e, com isso, me veio a questão de como estamos individualistas nos dias de hoje.    O individualismo é algo tão humano como respirar e andar, chega a ser uma forma de defesa, mas, ao mesmo tempo, é também uma forma de mesquinhez e de falta de empatia. Não é preciso sair muito da cena que explicitei acima para ver o individualismo no decorrer do dia. Sempre quando entramos no ônibus, procuramos um lugar vazio para sentar e, depois de escolhido o confortável lugar, desejamos ao máximo que ninguém se sente ao nosso lado e, quan