Pular para o conteúdo principal

A ingenuidade de um ridículo





  A vida tem muitos significados, um mais metafísico e confuso que o outro, o que faz a pergunta do “sentido da vida” ter uma resposta difícil. Há pouco tempo, eu me fiz essa pergunta e não queria nada mais que uma resposta simples ou nem mesmo uma resposta, apenas um fato pequeno que fizesse sentido. Descobri esse fato: uma das emoções que mais dão sabor à existência, dando em parte o sentido da vida, é o prazer da descoberta. Caso confirmado por todos, mas há um grande problema nisso. Não sabemos dosar as descobertas: é necessário deixar perguntas sem respostas, é necessário ingenuidade para nos manter lúcidos.
  Ingenuidade é algo que devemos cultivar em nossa trajetória, quando perdemos o “só sei que nada sei” temos um desfalque enorme no sentido de viver e apenas conseguimos manter isso com humildade e ingenuidade; agora, se tivermos dificuldade em aprender essas lições, podemos olhar para as crianças. Já se perguntou por que a infância é vista pelos adultos como a fase mais bonita que vivemos? Enxergamos assim porque as crianças são um poço de ingenuidade, elas têm o mundo inteiro para descobrir ainda, algo que nós, adultos, não temos mais e ficamos tristes por essa perda de prazer que o novo pode proporcionar.
  Com a consciência de que o “novo” está acabando e de que o prazer da descoberta vai esvaindo-se, ficamos deprimidos. Em casos mais extremos, ficamos indiferentes pela vida em uma bola de neve niilista no fim da qual alguns enxergam o suicídio caso retratado por Dostoiévski no conto “O sonho de um homem ridículo”.
  O eu lírico do conto está prestes a suicidar-se pela indiferença da vida, mas uma criança o para na rua pedindo ajuda, acontecimento que culmina em um sonho quando ele volta para sua casa e adormece. Esse sonho o salva, pois, na minha visão interpretativa, o sonho devolve as perguntas da ingenuidade.
  Ele é um sujeito que não sente mais nada pela vida, mas, em seu sonho, é levado por uma criatura divina a um mundo perfeito, sem pecado, repleto de amor e, após isso, fala que conheceu a verdade. No fim, mesmo que o personagem tenha destruído esse planeta e acabado com o amor coletivo infiltrando o “pecado original”, ele acorda querendo transmitir o que viveu, falar sua verdade e tentar achar uma lógica para o paraíso que aquela Terra vivia com aquela quantidade imensa de amor. Isso devolveu-lhe a gana de viver, pois trouxe-lhe a ingenuidade da pergunta sem resposta e a expectativa do prazer da descoberta de novo, além do ânimo de pregar aos homens da Terra original o que viveu com aqueles habitantes do “paraíso”.
  Precisamos investir na ingenuidade, nem sempre o conhecimento completo é totalmente bom. Devemos manter áreas desconhecidas, mesmo que sejamos chamados de ridículos por isso. Dessa forma, cultivamos um caminho a seguir e é pela ingenuidade que queremos algumas coisas e temos fé em outras, como uma vez explicitou o grande ator José Wilker.
  Lembre-se de quando era criança, o Natal tinha uma magia única que foi embora depois da descoberta de que o Papai Noel não existe e hoje o Natal é um tanto sem graça por causa disso. Clarice Lispector já dizia “Aquilo que eu não sei é minha melhor parte”, mais um argumento para deixarmos algumas coisas de lado agora para que no futuro ainda tenhamos o prazer da descoberta vivo. Pense nisso e veja a importância da ingenuidade em nossas vidas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maré de segunda-feira

Segunda-feira Então ao final de domingo vemos o sol se por e voltamos a lembrar de nossos afazeres, acordar, trabalhar, estudar e assim neste ciclo infinito vivemos, pois sem isso não tem como "Seguir a Vida". Oque realmente buscamos ? Pessoalmente, eu busco a felicidade.Nossa rotina constante já é estressante o bastante para estarmos infelizes o tempo todo.Sorria, olhe para frente, pare de olhar para trás e lembre-se não empurre tudo com a barriga, problemas todos nós temos e eles não podem ser simplesmente ignorados, encare seus problemas de frente, não fuja.Pois se você não conseguir resolver, ninguém ira. Segunda-feira, um novo começo de semana, vamos começar a escrever mais um novo capitulo de nossa rotina, mas lembre-se de escrever algo que não se arrependa no futuro, oque vai estar escrito, ninguém vai poder apagar, pois nunca nos arrependeremos de boas atitudes. "Não acredite que possa evoluir sem problemas ou que consiga aperfeiçoar-se sem sacrif

Sua crença é valiosa.

Sua crença é valiosa, então deve ter cuidado no que e em quem você acredita.   A um piscar dos olhos nos enxergamos próximo a morte e vemos a insignificância das nossas vidas;é como o simples fato de respirar e não notamos que  estamos respirando;é de ter a capacidade de enxergar as cores perfeitamente mas ainda reclamar de como o dia foi cinza;falamos que as pessoas tem que melhorar, mas nem sequer olhamos a si próprio, sendo envenenados pelos nosso orgulho.  A busca de um amanha ideal é uma busca sem finais, somente com vários inícios; Quando eramos crianças aprendemos a andar, mas isso não aconteceu de uma hora para outra, após varias quedas temos que nos levantar para aprendermos a caminhar com as próprias pernas.  Você não escreve sua vida com palavras..Você escreve com ações.Oque você pensa é importante, porém o mais importante é oque você faz.  Então me diga, a onde você deposita sua crença? Imagem por  A Monster Calls

Como anda seu individualismo?

       Era um dia como outro qualquer, eu estava no ponto de ônibus, sozinho, sabia que era questão de minutos para que começasse a encher o local. Pouco tempo depois que cheguei, uma moça muito simpática e sorridente olhou para mim e me desejou um bom dia. Fiquei intrigado com a cena, mas rapidamente desejei a ela o mesmo.    Depois daquilo, fiquei pensando comigo quanto tempo fazia que eu não escutava um bom dia de uma pessoa totalmente estranha na rua e, com isso, me veio a questão de como estamos individualistas nos dias de hoje.    O individualismo é algo tão humano como respirar e andar, chega a ser uma forma de defesa, mas, ao mesmo tempo, é também uma forma de mesquinhez e de falta de empatia. Não é preciso sair muito da cena que explicitei acima para ver o individualismo no decorrer do dia. Sempre quando entramos no ônibus, procuramos um lugar vazio para sentar e, depois de escolhido o confortável lugar, desejamos ao máximo que ninguém se sente ao nosso lado e, quan